Castração - Dúvidas e Mitos

sábado, 27 de junho de 2009



O que é a Castração?

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.


Como funciona?


Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.



Vantagens da Castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.



Mitos sobre a Castração:



- "Castração engorda?”

O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.


- "Eu não posso pagar!”

O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.


- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”

Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?


- “Ele não tomará mais conta da casa.”

Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.


- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”

Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.


- “Meu animal vai sofrer?”

A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.


- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”

Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.


- "A partir de que idade posso castrar meu bicho?"

A castração é indicada para animais acima de 3 meses, quer tenham cruzado ou não. Ela não traz doenças para o cachorro, desde que bem feita. Muitas vezes é até vantajosa: alguns machos param de fazer xixi por todos os cantos e as fêmeas ficam mais "sossegadas" e deixam de ter o cio. A operação, feita com anestesia geral e por médico veterinário competente, não traz sofrimento para o animal.



Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!


Fonte: ARCA BRASIL

Read more...

FEIRA DE DOAÇÃO DE CÃES E GATOS EM NOVO LOCAL!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009



Neste mês a feirinha de doação de cães e gatos da SOS Vida Animal - Londrina será realizada em novo local. Confira o recado a seguir:

Caros(as) Voluntários(as) e Amigos(as)


Neste domingo, dia 14/06, das 9 às 12:00hrs, a SOS Vida Animal estará realizando mais uma edição da feira de adoção de cães e gatos na praça Nishinomiya na Av. Santos Dumont (em frente ao Aeroporto de Londrina). Lá estarão vários animais, adultos e filhotes, vacinados e vermifugados, a espera de um dono responsável que lhe dê uma cama quentinha, comida, cuidados e muito carinho!


Estaremos realizando também um bazar com artigos de pet shop como roupas, brinquedos, coleiras, sapatinhos, capas de chuvas e etc, em prol dos nossos amiguinhos.

Atenção voluntários da SOS Vida Animal, por favor, compareçam no horário marcado para ajudar na organização,
doação e conscientização das pessoas que lá comparecerem sobre posse responsável.

Por favor, ajudem-nos a divulgar bastante nossa feira, já que será realizada em novo local.


abraços


Marianna Nogueira

Presidente - OSCIP SOS Vida Animal

E não esqueça! Para adotar você precisa levar RG, CPF e comprovante de residência. Coleira e guia para adotar cachorros e caixa para adotar gatos. Compareça!!!

Read more...

NÃO ABANDONE SEUS CÃES!!!

terça-feira, 2 de junho de 2009




Este é o pobre URSO.




Essas 3 lindas cachorrinhas, são o retrato de mais um caso de abandono...


"A Justiça do Paraná condenou um casal de Cascavel a pagar multa de R$ 965 por abandonar um cão vira-lata, que acabou morrendo de saudades. Isso mesmo que vocês leram: morreu de saudades!
A informação é do site do Tribunal de Justiça do Paraná. Cascavel tem 291 mil habitantes e fica a 498 km de Curitiba, a capital.
O casal mudou-se de casa em outubro de 2008 e não levou o Urso - o cão da família.


Testemunhas afirmam que o Urso ficou por dois meses defronte à casa à espera de seus donos e esperava ansioso a volta deles, até que foi acolhido pela Acipa (Associação Cidadã de Proteção aos Animais).
Mas Urso adoeceu por ter saudades dos donos. De acordo com a Acipa, o animal teve de ser sacrificado em fevereiro.

Procurado pela Folha Online, o dono do Urso ATÍLIO e MARLENE DALLAGNOL dizem considerar o caso encerrado."

Essa semana em Jaguapitã - Paraná - outro caso parecido.
Só que desta vez não foi um cachorro e sim três de uma vez!
A família mudou de Jaguapitã e deixou as três cachorrinhas para trás.

Lindas, elas já foram doadas pra outra família, mas ainda choram de saudade da antiga dona!

Ninguém sabe o paradeiro da família e uma indenização não seria possível.
Deixo aqui várias perguntas que não querem calar.

Por que isso acontece?

É justo apenas uma mísera indenização de 965,00 reais???

Quanto vale uma vida?

E valores como lealdade, responsabilidade, amizade e amor?

Essa quantia é muito pouca por uma vida tirada. A falta de uma punição adequada aos infratores é inadmissível.

Por isso fica aqui um momento de reflexão sobre posse responsável e principalmente sobre um sentimento tão escasso no mundo de hoje: o AMOR.

Abraços a todos.



Michelle Makiolke






Os créditos dessa postagem são exclusivos da Michelle Makiolke, que aceitou (a pedidos) escrever matérias para o blog Quer um Bicho?

Read more...
Related Posts with Thumbnails

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP