Como cuidar de um filhote recém nascido órfão ou rejeitado?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

(***Foto: filhote rejeitado pela mãe, lutando pela vida!)


Olá!
Ultimamante temos recebido muitas mensagens pedindo ajuda para cuidar de bebês resgatados ainda nas primeiras horas de vida ou rejeitados pela mãe.
As perguntas mais frequentes nesses casos são:
- O bichinho não consegue fazer as necessidades fisiológicas sozinho, como devo estimular?
- Posso alimentá-lo com leite de vaca? Se não, qual o melhor alimento para esses casos?
- Já resgatei outros bebês e nenhum deles vingou. Não quero que aconteça de novo, o que devo fazer?
- O filhotinho chora mesmo depois de mamar, acho que ele sente falta da mãe ou está com frio. Como mantê-lo aquecido?
Para responder essas e outras quetões, convidamos a Dra. Veterinária Thaís Andressa H. Arrebola. Gentilmente ela forneceu dicas e orientou, de uma maneira simples e descontraída, sobre como devemos proceder nesses casos. Confira:


Vamos lá, vou tentar explicar o que você deve fazer diante dessa situação. Realmente é um pouco complicado, mas não é impossível!

A primeira coisa a fazer é abrir a boquinha do filhote e olhar o "céu da boca" dele, para ver se ele não tem o pálato fendido (uma má-formação genética que faz com que haja ligação com o "caminho" que vai pro estômago e pro pulmão... aí o filhote tem pneumonia por aspiração das coisas que ele toma e morre.). Se tiver vai precisar de uma super manutenção, cuidados e depois que crescer um pouco, é necessário ver se há a possibilidade de fazer cirurgia pra reparar isso. Ou então, eutanasiar pra aliviar a dor do bichinho.

O leite não pode ser de vaca, porque pode provocar diarréia.

Você sabe se ele mamou ou conseguiu fazer ele mamar pelo menos um pouco na mamãe? Se não conseguiu, tem como tentar de novo? É muito importante que ele adquira essa imunidade. Isso vai ajudar a protegê-lo contra doenças infecciosas como a parvovirose ou cinomose e ele tem somente umas 30 horas até parar de absorver essa imunidade através do leite materno.

Pra alimentá-lo, tem o leite comercial que se chama "Pet Milk". Você deve dar 20ml do leite por dia a cada 100g de filhote (a diluição geralmente está indicada na própria embalagem).

Tem também um leite que você pode fazer em casa. A receita é:

SUCEDÂNEO PARA CÃES E GATOS


200 ml de leite em pó integral (Ninho, Glória, etc.)


1 gema de ovo


1 pitada de sal


1 colher das de chá de óleo vegetal


1 colher das de chá de mel ou dextrosol


10 gotas de Kalyamon B12 ou Ostelin B12 (compra em farmácia humana) - (pd ser vita gold ou glicopan tbm)


* acrescentar 2 colheres das de sopa de água (no caso de cães)


- Guardar a 4oC ou congelar.
-Aquecer a 37 graus na hora de utilizar.
Já existem no comércio mamadeiras especiais para facilitar as mamadas.


SUCEDÂNEO PARA FILHOTES


Quantidade diária requerida (ml)

Idade (dias)

% do peso corpóreo

3

20

7

25

14

30

21

40



Por exemplo: se o filhote tem 100g, vc vai dar 20ml por dia pra ele (aos 3 dias). Se aos 7 dias ele estiver com 200g, daí vc vai ter q dar 50ml e assim por diante...



Após a 3a semana de vida oferecer o leite artificial à vontade.


Após o desmame, deve-se, gradualmente, fornecer alimentação sólida, no mínimo 3 vezes ao dia. Após o primeiro ano de vida o animal deve receber pelo menos 2 refeições sólidas diárias.



Essa receita deve ser oferecida pro filhote morninha, na temperatura do seu corpo (faça aquele teste de colocar uma gotinha no dorso da mão e sentir a temperatura, igual ao que se faz com os bebês humanos ^^) e a cada 3-4 horas, ou seja, umas 6 a 7 vezes por dia, inclusive durante a madrugada.

Para estimular as FEZES e URINA você tem que pegar um algodão e molhar com água morninha, simulando a língua da mamãe. Faça uma massagem de leve na barriguinha, na genital e no bumbum, senão ele não faz nada. Faça isso sempre após as refeições e depois dê uma secadinha nele pra não ficar molhadinho. Ele precisa que permanecer sequinho pra não sentir frio.

Para ajudar a aquecê-lo, algumas pessoas indicam a esquentar aguá e colocar em uma garrafa Pet. Essa garrafa tem que ser colocada junto dele enrolada numa cobertinha. Se colocar sem nada pode queimar ele. Mas você tem que ficar de olho nessa garrafa, porque quando ela esfriar, ele pode morrer de frio. Bolsas/recipientes emborrachados funcionam melhor. Um bom lugar pra deixar ele, seria perto de um fogão que estivesse assando um bolo ou qualquer outra coisa, deixando o bebê a 1 metro de distância mais ou menos. Ou então, colocar ele perto de um abajur aceso com cobertinha. Perto, mas nem tanto... com a luz a uns 40cm de distância do filhote. Bichinhos de pelúcia podem ajudar a suprir a falta da mãe.

Se for feito tudo certinho, é bem provável que as chances do seu bebê sobreviver sejam bem altas!
Qualquer dúvida ou mudança de comportamento do filhote consulte um veterinário pessoalmente.




Thaís Andressa H. Arrebola
- Médica Veterinária
CRMV/PR - 8140
thais_veterinaria@yahoo.com.br




Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado da postagem e que ela ajude a todos que estiverem precisando no momento.
Um agradecimento especial a Dra. Thaís, que sempre que pode atende aos nossos chamados com carinho, simpatia e dedicação. Obrigada!!!


*** Foto tirada pela protetora Michelle Maria, que está cuidando do filhote rejeitado pela mãe. Ele é o menor e mais frágil dos 12 irmãzinhos. Estamos torcendo para um final feliz!

35 comentários:

fefak disse...

Umas das minhas cachorras foi entregue na porta de casa, tinha cordão umbilical e placenta ainda... eu misturava leite em pó nan com leite de vaca, mas antes era só o leite em pó nan, e ela dormia comigo...
Vivia chorando de madrugada tmb... mas agora ela já tem 6 anos e tá super bem =)

Unknown disse...

Me ajude minha cadela teve 4 filhotes mas ela rejeitou já abri a boca dele não tem o palato aberto o dele e como os dos irmãozinho dele . ele só tem dois dias me ajude ???

Unknown disse...

semana passada peguei 5 filhotes da casa de uma amiga na qual a mãe verdadeira rejeitou..pensei que fosse dar conta alias ate estava dando certo..porem assim q peguei as cachorrinhas fui ate a uma agropecuaria para procurar informacoes porem o rapaz disse nao sabia o que dar para os bbzinhos e falou pra eu comprar ração e adicionar na agua quente pra virar papa..chegando em casa fiz o procedimento o resultao foi ate bom..mas elas se suchavam muito e ficavam molhadas ai quando nao conseguia secar com pano passava o secador mas com uma distancia q a temperatura ficava morna..porem nessa alimentacao perdi 1 cachorrinha e a outra esta muito doente até ja esta sangrando pelo bumbum...nao sei o que eu faço sinto tanto por ela estar com dor..me ajudem..nao tive orientacao para cuidar delas.

fabricia disse...

minha cachorra morreu e ela deixou 4 filhotes eles tem uma semana tem uns que nao querem mamar o que faço'?mande pro meu i mail sugestoes to precisando muito srodrigues@hotmail.com

hotmail disse...

deram veneno a cahorra do vizinho ela morreu deixando 5 filhote ela e daquela raça q não crese, muito tem 30 centimentro de altura os filhote tem 15 dias estão dando leite de vaca misturado com agua morno.

Flávia disse...

Drª, temos aqui uma filhotinha de apenas 1 mês da raça Border Collie que nasceu com o palato aberto e temos cuidado dela com muito amor e carinho, alimentando-a na mamadeira com o leite big boss de 3 em 3h com a quantidade de 25ml por vez, além de 3 gotinhas de vitagold por dia. Estamos muito preocupados com o futuro dela e gostariamos de saber a sua opinião no caso. É possivel uma recuperação gradativa, ou seja, que o palato se feche naturalmente? E quais as consequencias de tal anomalia? Grata Flávia

Flávia disse...

Peço urgência, por favor!!!!!!!!!!!!!!!

Thaís disse...

Gente...sinceramente...aqui o q dei foram dicas de como cuidar de um filhote caso a mãe tenha morrido. Em caso de dúvida ou caso o filhote não esteja bem, algum da ninhada tenha morrido...ou mesmo em caso de fenda palatina, melhor é q procure um vet para consulta mesmo, pois pode custar a vida do filhote^^

Quanto ao seu caso Flávia, geralmente, o q se faz nesses casos é acompanhar a evolução do filhote. Em alguns,a fenda é pequena e até pode fechar com o tempo, mas a indicação é manter o animal co os cuidados recomendados pelo veterinário e caso não feche, que seja feita uma cirurgia.

Em animais com a fenda, o q pode acontecer é a pneumonia por aspiração. A comida entra pelo "buraco" e vai ao pulmão...provocando pneumonia. Isso pode ser evitado com a manipulação correta, alimentação e orientação do veterinario!

ENSEADA DE MANGUINHOS RESIDENCIAL CLUBE disse...

oi estou com um filhote de trés dias que foi rejeitado pela mãe já estou seguindo algumas dicas,o umbiguinho dela já caiu mas agora esta sangrando um pouquinho o que devo fazer para cuidar do umbiguinho dela.

Jaqueline Aragão disse...

Estou criando 3 gatinhos recem-nascidos que foram encontrados no lixo. Sendo que um deles está muito triste, olhinho machucado e o pelo não esta normal como dos outros e nao quer se alimentar. Como cuidar dele e dos outros? Eles miam sem parar.

Insônia disse...

Neonato de chitzu não se alimenta,quase não chora mais e apresenta quadro de hipotemia.Eu o esquento e dou leite na boca,mas a reação é pequena.Alguém sabe o que posso fazer?

Unknown disse...

olá, to com um filhote de pastor alemao de aproximadadmente 16 dias e sua mae o rejeitou perto dele completar 1 semana to cuidando dele com o leite especial massageando sua barriguinha e o aquecendo com um abajur e uma cobertinha, porém acho q ele tah muito mole e ta demorando abrir os olhinhos to ficando preocupada jah tive criacao dessa rca mais nunk vi nenhum demorar tanto a abrir os olhos, se ele naum anda direito cai pro lado.. to fikando preocupada , afinal sou uma adolescente sem emprego e naum tenho dinheiro pra pagar uma consulta ao veterinario, para comprar o leite até fiz uam vaquinha com umas amigas da escola... por favor se poder me ajudar mande pelo meu email q segue

karenhermsdorff@yahoo.com.br

desde de já agradeco..

Unknown disse...

minha cachorra deu cria hoje teve oito filhotes mas o ultimo ela esta rejeitando não sei o mesmo nasceu fraquinho e esta mas frio~.ja tentei coloca lo com a mãe mas ela esta estranhado ele e quase mata com uma mordida o que faço.....estou tentando dar com uma seringa leite desnatado morninho e estou tentando aquece lo com uma toalha felpuda e um saquinho de plastico.o que faço não quero que ele morra.....mande para meu email a resposta porfavor desde ja agradeço....meu email marta.vidal71@hotmail.com

Unknown disse...

muito obrigada essa mensagens foi muito ultio mais só que eu queria saber se a mãe não quer ficar perto dos seus filhotes o que fazer??

Anônimo disse...

oi adorei suas dicas!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

minha rottweiler deu cria, abandonou e começou a matar os filhotes, minha tia mandou eu tirar os outros antes q ela matasse todos, até ai tudo bem estavam mamando certinho só q de ontem pra cá eles ñ estão querendo mamar e estão com dor de barriga o q eu faço? na minha cidade ñ tem veterinário de cachorro só de vaca. estou com medo =´( me ajudem tem algum remédio ?

Bruna disse...

Olá, estou passado pelas as nesmas coisas que vc, não sei o que faço o filhote tem 17 dias e chora d+, já levei no veterinario mais não adiantou :/

Unknown disse...

Achei um filhote dr gato na rua ja fiz tudo que tem na internet mais ele nao para de miar nao aguento mais me ajuda

Linho disse...

Pelo amor d deus m ajuda te um casal d pitt bull q teve filhote mais a mae foi pegar um filhote com a boca i machucou um deles oq eu posso faEr pra tratar do machucado?

Fê Mota disse...

Linho, na dúvida sempre recomendamos a ajuda de um veterinário... Até pq não sabemos a gravidade da situação! Salve este bb!!!

Unknown disse...

OI, boa tarde!!! Minha cachorra deu a luz a 9 cachorrinhos, uns 5 dias depois do parto encontrei um filhote afastado da mãe e dos irmãos, quase morto por conta do frio! Comecei dando leite de vaca misturado com água, mais quando vi este post vou fazer o recomendado, mais o filhote tem apresentado sinais de "deficiência" ele não consegue ficar com a cabeça reta, ele fica se jogando para traz, e meche mto com as patinhas dianteiras, não qero perder esse filhote, tenho cuidado dele com todo amor mais tenho medo q ele morra!!!Devo fazer o recomendado nesse post e esperar pra ver se ele reage, ou devo procurar um vet? Me ajude por favor...

Unknown disse...

Estou com um filhote de gato órfão de 10 dias. Está mamando bem e evacuando todos os dias, mas estou achando ele muito barrigudo. Será que está com gases? Posso dar uma gota de luftal para ele, ou é normal o filhote ser barrigudo?

Unknown disse...

olá bom dia ! aqui na minha casa tinha uma gata ela deu cria a 2 gatinhos ontem de madrugada e ela nao quer mais oque eu faço pra amamentalos me ajudemmmmmmmmmmmmm!

Anônimo disse...

meu nome e dayane minha cachorra acaba de ter 9 filhotes 8 ela rejeitou e um esta com ela,, eu não sei oq fazer fui na agropearia mandaram da leite com pouco de água ales até mamam mais estão frios me ajuda a salvar esses cachorrinhos
dayacristiane@hotmail.com

Unknown disse...

Ola, preciso muito da ajuda de alguem, minha coelha teve cria, nasceram 5, eles estão com 4 dias de vida, hoje de manha fui olhar eles para ver se esta tudo bem e reparei que um filhote estava muito quietinho, peguei nele e ele estava geladinho, fraquinho e muito magrinho e os outros filhotes todos gordinhos, sera que ele não esta conseguindo mamar na mae ? Oq eu faço?

PastorDivin disse...

BOA NOITE OLHA A MINHA CACHORRA TEVE CRIA MAIS OS BBS DELA ESTÃO MORRENDO EU NÃO SEI POR QUE ELES ESTÃO BEM AQUECIDOS MAIS DO NADA ELES COMEÇA AFICAR MOLES E DEPOIS NÃO QUEREM COMER ME AJUDA POR FAVOU

Anônimo disse...

ola me chamo Bruno Gabriel o meu caso é pior pq alem de ter acabado de nascer ele tem um corte que ja foi ponteado (aliaz mt mal ponteado) e ele está com uma de usa patas traseiras quebrada oque dificulta mais ainda o seu tratamento ele bebe leite desnatado morno e chora a cada 2 minutos não sei como fazer se algm tiver um numero de uma casa de adoção ou uma ONG perto de pernanbuco mandem como resporsta a esse comentario ou mandem para esse what's app (87) 8851-7035.

Anônimo disse...

Estou com 5 cachorros aki casa a mãe moreu atropelada não sei oq faço eles so chora estou dando ninho pra ele. Socorroo

Unknown disse...

Boa noite para todos estou com uma grande dúvida,minha cachorro teve quatro filhotes eles tem duas semanas parece que minha cachorro naum tem leite pois puxo não sai nada os filhotes puxa com muita força tenho dúvida se eles estão sendo alimentados..estou dando leite de vaca estou desesperada.....

Anônimo disse...

Ola boa noite a três dias encontrei um filhote de gato jogado na minha porta está muito debilitado só dorme não quer comer e ainda está com diarréia muito forte só que no momento não tenho condições de levalo no veterinário

Unknown disse...

Minha hamester teve 8 filhotes. Já tem 21 dias, eu hoje limpei a gaiola, e vi que ela tá muito magrinha, eles já como maçã repolho e ração. Será que devo separamos da mãe?. Peço ajuda nesta questão.

Unknown disse...

Um dos filhotes da minha cachorrinha nasceu com o palato aberto e está gelado e fraquinho e eu percebo que ele não mama,e o irmãozinho dele está gordinho e bem esperto. O que eu faço ? E as vezes quando eu pego ele,ele fica todo durinho e com a boquinha aberta,meio que mamando o ar (como se estivesse tentando respirar :( ) E ele nunca chorou e ás vezes quando tenta,saí só um choro fraquinho,como se ele não tivesse foça nem pra chorar. E um outro irmãozinho dele já morreu e eu não quero que ele vá também </3 Me ajudem,por favor.

Anônimo disse...

BOA TARDE MINHA CADELA TEVE CRIAE UNS DO FILHOTES ESTA COM DIARREIA O QUE DEVO FAZER, ELES TEM APENAS 25 DIAS DE NASCIDO. MANDE UM EMAIL. pathystm@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP