(***Foto: filhote rejeitado pela mãe, lutando pela vida!)
Olá!
Ultimamante temos recebido muitas mensagens pedindo ajuda para cuidar de bebês resgatados ainda nas primeiras horas de vida ou rejeitados pela mãe.
As perguntas mais frequentes nesses casos são:
- O bichinho não consegue fazer as necessidades fisiológicas sozinho, como devo estimular?
- Posso alimentá-lo com leite de vaca? Se não, qual o melhor alimento para esses casos?
- Já resgatei outros bebês e nenhum deles vingou. Não quero que aconteça de novo, o que devo fazer?
- O filhotinho chora mesmo depois de mamar, acho que ele sente falta da mãe ou está com frio. Como mantê-lo aquecido?
Para responder essas e outras quetões, convidamos a Dra. Veterinária Thaís Andressa H. Arrebola. Gentilmente ela forneceu dicas e orientou, de uma maneira simples e descontraída, sobre como devemos proceder nesses casos. Confira:
Vamos lá, vou tentar explicar o que você deve fazer diante dessa situação. Realmente é um pouco complicado, mas não é impossível!
A primeira coisa a fazer é abrir a boquinha do filhote e olhar o "céu da boca" dele, para ver se ele não tem o pálato fendido (uma má-formação genética que faz com que haja ligação com o "caminho" que vai pro estômago e pro pulmão... aí o filhote tem pneumonia por aspiração das coisas que ele toma e morre.). Se tiver vai precisar de uma super manutenção, cuidados e depois que crescer um pouco, é necessário ver se há a possibilidade de fazer cirurgia pra reparar isso. Ou então, eutanasiar pra aliviar a dor do bichinho.
O leite não pode ser de vaca, porque pode provocar diarréia.
Você sabe se ele mamou ou conseguiu fazer ele mamar pelo menos um pouco na mamãe? Se não conseguiu, tem como tentar de novo? É muito importante que ele adquira essa imunidade. Isso vai ajudar a protegê-lo contra doenças infecciosas como a parvovirose ou cinomose e ele tem somente umas 30 horas até parar de absorver essa imunidade através do leite materno.
Pra alimentá-lo, tem o leite comercial que se chama "Pet Milk". Você deve dar 20ml do leite por dia a cada 100g de filhote (a diluição geralmente está indicada na própria embalagem).
Tem também um leite que você pode fazer em casa. A receita é:
SUCEDÂNEO PARA CÃES E GATOS
200 ml de leite em pó integral (Ninho, Glória, etc.)
1 gema de ovo
1 pitada de sal
1 colher das de chá de óleo vegetal
1 colher das de chá de mel ou dextrosol
10 gotas de Kalyamon B12 ou Ostelin B12 (compra em farmácia humana) - (pd ser vita gold ou glicopan tbm)
* acrescentar 2 colheres das de sopa de água (no caso de cães)
- Guardar a 4oC ou congelar.
-Aquecer a 37 graus na hora de utilizar.
Já existem no comércio mamadeiras especiais para facilitar as mamadas.
SUCEDÂNEO PARA FILHOTES
Quantidade diária requerida (ml)
Idade (dias) | % do peso corpóreo |
3 | 20 |
7 | 25 |
14 | 30 |
21 | 40 |
Por exemplo: se o filhote tem 100g, vc vai dar 20ml por dia pra ele (aos 3 dias). Se aos 7 dias ele estiver com 200g, daí vc vai ter q dar 50ml e assim por diante...
Após a 3a semana de vida oferecer o leite artificial à vontade.
Após o desmame, deve-se, gradualmente, fornecer alimentação sólida, no mínimo 3 vezes ao dia. Após o primeiro ano de vida o animal deve receber pelo menos 2 refeições sólidas diárias.
Essa receita deve ser oferecida pro filhote morninha, na temperatura do seu corpo (faça aquele teste de colocar uma gotinha no dorso da mão e sentir a temperatura, igual ao que se faz com os bebês humanos ^^) e a cada 3-4 horas, ou seja, umas 6 a 7 vezes por dia, inclusive durante a madrugada.
Para estimular as FEZES e URINA você tem que pegar um algodão e molhar com água morninha, simulando a língua da mamãe. Faça uma massagem de leve na barriguinha, na genital e no bumbum, senão ele não faz nada. Faça isso sempre após as refeições e depois dê uma secadinha nele pra não ficar molhadinho. Ele precisa que permanecer sequinho pra não sentir frio.
Para ajudar a aquecê-lo, algumas pessoas indicam a esquentar aguá e colocar em uma garrafa Pet. Essa garrafa tem que ser colocada junto dele enrolada numa cobertinha. Se colocar sem nada pode queimar ele. Mas você tem que ficar de olho nessa garrafa, porque quando ela esfriar, ele pode morrer de frio. Bolsas/recipientes emborrachados funcionam melhor. Um bom lugar pra deixar ele, seria perto de um fogão que estivesse assando um bolo ou qualquer outra coisa, deixando o bebê a 1 metro de distância mais ou menos. Ou então, colocar ele perto de um abajur aceso com cobertinha. Perto, mas nem tanto... com a luz a uns 40cm de distância do filhote. Bichinhos de pelúcia podem ajudar a suprir a falta da mãe.
Se for feito tudo certinho, é bem provável que as chances do seu bebê sobreviver sejam bem altas!
Qualquer dúvida ou mudança de comportamento do filhote consulte um veterinário pessoalmente.
Thaís Andressa H. Arrebola - Médica Veterinária
CRMV/PR - 8140thais_veterinaria@yahoo.com.br
Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado da postagem e que ela ajude a todos que estiverem precisando no momento.
Um agradecimento especial a Dra. Thaís, que sempre que pode atende aos nossos chamados com carinho, simpatia e dedicação. Obrigada!!!
*** Foto tirada pela protetora Michelle Maria, que está cuidando do filhote rejeitado pela mãe. Ele é o menor e mais frágil dos 12 irmãzinhos. Estamos torcendo para um final feliz!
Read more...