EM LONDRINA/PR: Prefeito apresenta projeto de Centro de Saúde Animal

sábado, 20 de março de 2010




O local vai funcionar como uma rede interligada de diferentes núcleos que vão ajudar no controle de diversos problemas, além de incentivar a adoção de animais



As ações públicas para diminuir o número dos cerca de 35 mil animais abandonados no município vão ganhar um reforço da Prefeitura de Londrina. Foi apresentado hoje (18), pela manhã, pelo prefeito Barbosa Neto, o projeto para a implantação de um Centro de Saúde Animal (CSA), avaliado em R$ 1,7 milhões, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), e outras entidades do município.



O centro será instalado na fazenda Refúgio, próximo à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), zona sul da cidade. A fazenda tem 160 alqueires, sendo 74% desta área de preservação permanente, que vai se integrar ao Parque Municipal Ecológico Ambiental onde, além do CSA, haverá um espaço para lazer, com árvores nativas e construção de mirante. O projeto arquitetônico apresentado foi realizado gratuitamente pelo arquiteto Otávio Shimba, pro-reitor de Planejamento da UEL.



O prefeito falou que o projeto desenvolvido por Shimba ficou excelente e que deve virar referência no Brasil. Parte das verbas para o CSA será viabilizada pela prefeitura e, para a captação de novos recursos, Barbosa Neto, além de contar com o apoio do governo estadual e do federal, estuda a possibilidade de reverter, para a realização da obra, o dinheiro das multas aplicadas àqueles que infligirem leis ambientais. A expectativa é de que as obras se iniciem ainda este ano.



Com relação à funcionalidade do CSA, Barbosa declarou ser obrigação do município destinar corretamente os animais que estão em situações de vulnerabilidade. “Quem tem visão ampla da vida, sabe qual a importância da criação de um local como este” salientou. Ele informou ainda que, para alguns serviços prestados, serão cobradas taxas que serão utilizadas para ajudar na manutenção do centro.



O arquiteto Otávio Shimba falou que o mais importante na criação do CSA refere-se à questão da saúde. Segundo ele, o controle da saúde animal é fundamental para o homem e a co-existência dos seres no ecossistema. Shimba elogiou o prefeito de Londrina falando que Barbosa Neto está cuidando da saúde dos cidadãos, em todos os seus aspectos.



O secretário Municipal do Ambiente, Carlos Levy, explicou que o centro vai ser constituído por três blocos. O primeiro será para atendimentos e orientações de pessoas, atendimentos veterinários e encaminhamento de animais para adoção. O segundo deve ser destinado ao tratamento de animais de pequeno porte e dos que necessitam de isolamento, e o último vai atender animais de grande porte recolhidos no município. O projeto prevê ainda, para o CSA, sistema de captação de água de chuva, aquecimento solar e compostagem, que são medidas ecologicamente corretas.



O centro, conforme Carlos Levy, será referência na gestão de fauna sinantrópica (adaptados ao meio urbano) funcionando como elemento integrador de uma rede de serviços, com planejamento para uma atuação estratégica junto à origem dos problemas. “Londrina tem problemas com diversos tipos de animais, de grande e pequeno porte, e o centro terá a missão de controlar essas questões”, comunicou.



O conceito do Centro de Saúde Animal é mais amplo do que de um centro de zoonoses. Problemas como a superpopulação de pombos, controle de cupim, enxames de abelhas, animais de médio e grande porte soltos, animais abandonados, maus tratos, abusos e outros assuntos de interesse, serão atendidos, debatidos e gestionados a partir do CSA permitindo a construção de uma Política Municipal de Gestão da Fauna.



O centro deverá prestar ainda atendimento e primeiros socorros a animais como cães e gatos, e executar campanhas de vacinação, castração, entre outros. Será responsável ainda pelo controle e planejamento de ações para evitar zoonoses, controle de epidemias e pestes, realizar campanhas de conscientização, e junto com a ong SOS Vida Animal, realizar feiras de adoções nas edições da Sema, no “Domingo é a gente que faz”.



A presidente da ong SOS Vida Animal, Mariana Nogueira, relembrou que desde quando era candidato, o prefeito se preocupava com essas questões, tanto que realizou reuniões para discutir o assunto. “É muito importante isso para a cidade, devido à quantidade dos animais soltos nas vias públicas e que estão se reproduzindo”, salientou.



Presente também na coletiva o vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) falou que, assim como a preocupação em retirar as pessoas das ruas, é necessário pensar também nos animais que estão nessa situação. “Isso o prefeito Barbosa Neto vem tentando fazer”, reforçou.



O técnico do time de basquete de Londrina, Enio Vecchi, presente na coletiva do prefeito acompanhado do jogador da NBA, Leandrinho, disse que a obra é muito importante e que é necessário realmente chamar a atenção para esta questão de abandono e maus tratos de animais. “Esta é uma preocupação de todos e providenciar um local para o tratamento e adoção destes animais proporciona também uma melhor qualidade de vida para os londrinenses”, evidenciou.



O gerenciamento do CSA será exercido por meio de uma gerência técnico-administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente, com grupo multidisciplinar atuando junto ao centro e apoio administrativo para a organização de dados e funcionamento em rede, visando a integração entre os serviços, como dos Bombeiros, CMTU, Autarquia de Saúde, Vigilância Sanitária, ONGs, Universidades, Secretaria de Assistência Social, entre outros.





(Londrina, 18 de março de 2010)



Fonte: Jornal União

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP