Cachorro morre após ser baleado por PM em Londrina-PR

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

 (Clique na imagem para ler a reportagem)


Um cachorro foi baleado por um policial militar na manhã desta quinta-feira (4) no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), na zona oeste de Londrina, após a solicitação de retirada de um morador de rua, que ocupava um prédio anexo à universidade. Neste dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. 

Segundo o servidor do IFPR, Carlos Generoso, os alunos e funcionários do instituto cuidavam de três cachorros, incluindo o animal morto, que era o "mascote" do morador de rua, que vivia no estabelecimento próximo ao campus. 

De acordo com o servidor, a solicitação de retirada do andarilho teria partido de uma moradora da região, no entanto, após a abordagem da Polícia Militar, o cão avançou e rosnou para o policial que efetuou um disparo contra o animal. "A bala acertou o coração do cachorro. O barulho do tiro assustou os alunos, que também vieram ao local para ver o que estava acontecendo. Alguns estudantes choravam e parte das aulas foram perdidas", relatou. 

Por meio do Relações Públicas, capitão Nelson Villa, a PM esclareceu estava prestando o serviço solicitado e que ao entrar em contato com o morador de rua, o cachorro de médio porte tentou atacar o policial. "O PM sentiu a que sua integridade física estava ameaçada e se defendeu para preserva-la", afirmou. 

Villa declarou que o "resultado foi lamentável", sem a intenção dos policiais. Ele ainda lembrou que o cão também chegou a ameaçar os moradores solicitantes que tentavam entrar em contato com o morador de rua para desocupar o local.





Protesto lembra morte de cão por policial em Londrina

Um ato foi marcado para a manhã deste sábado (6) para protestar contra a morte de um cachorro ferido por um policial militar, no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), na zona oeste de Londrina. A concentração está marcada para às 9h, na praça João XXIII. Em seguida os manifestantes seguem pela rua Dom Bosco até a igreja Dom Bosco, na avenida Maringá. 

Após a morte do animal, o assunto ganhou destaques e gerou revolta nas redes sociais. Um evento foi criado no Facebook convidando os internautas para o protesto. Até a tarde desta sexta-feira (5), cerca de 300 pessoas já haviam confirmado presença.



Concentração na praça João XXIII às 9:00 da manhã de sábado. Subiremos a João XIII até a igreja Dom Bosco na Maringá. Participem e usem, de preferência, camisetas pretas.








Testemunho dado por Karla Batista · IFPR - Instituto Federal do Paraná (Perto do local ocorrido)

"Ficamos muito chateados com o ocorrido. A gente sempre tratava deste cachorrinho, íamos no intervalo no mercado e trazíamos pães de queijo e dávamos para ele, que por nós era conhecido com "Ronaldo" e para os outros cães que por lá ficam também. Ele não merecia isso, era dócil e e apenas tentou proteg

er seus donos, os quais o amavam com certeza. Lembro que de vez em quando chegando no IFPR, olhava em um cantinho e lá estavam o casal dono dele deitados num simples colchão e ele também no colchão, mas nos pés de seus donos, como uma verdadeira família. Essa moradora da região, não sei quem é, mas não sabe o mal que fez solicitando a saída daquele humilde casal de lá, ela que provavelmente nada no dinheiro e não deve gostar de mendigos perto de sua casa de ouro ajudou a dar fim a uma vida de alegria e fidelidade do melhor amigo do homem... E da mesma forma o policial poderia ter sido mais paciente, tenho certeza que o cachorro não o atacaria, ele que foi muito desesperado. Despreparação total! Espero que atitudes sejam tomadas, pois muita gente conhecia e gostava daquele animal."



Comentário da Camilla Ramos:

"Acabei de chegar do local, aparecem cada vez mais vizinhos pra conversar e dizer que todos estão muito tristes, vários vizinhos filmaram tudo, estou com os vídeos, o guarda da associação estava chorando, disse que tinha acabado de vacinar o Ronaldo... NENHUM me disse que o cachorro era bravo, pelo contrário, o cachorro cuidava da vizinhança, Dona Neusa me disse

 que antes dos cachorros chegarem haviam furtos constantes aos carros estacionados na rua, mas depois que eles chegaram os furtos cessaram pq td estranho que entrava na rua os cachorros latiam bastante, mas nunca avançaram... Essa mesma senhora me disse q a filha foi assaltada na rua debaixo há poucos dias e a polícia demorou horas para chegar. No lugar da Associação Odontológico há uma escola e muitos adolescentes pré-adolescentes passam por ali, eles viram o cachorro e ficaram bastante abalados, um disse "Nós vamos sentir falta do Ronaldo"... Vocês não têm ideia do clima do lugar. Recolhemos o cão para necrópsia, e choraram ainda mais. O casal de moradores de rua estava inconsolável, dizendo que ele era como um filho. O pessoal da imobiliária todo indignado porque o cachorro sempre ficava nas escadas da imobiliária quando estava muito sol e eles compravam ração mensalmente para ele. Sabe eu sempre fui muito a favor da polícia, mas nunca de covardia... A polícia existe para proteger, não para colocar medo, ameaçar, aterrorizar... Esse cara é despreparado, sem controle emocional, sem preparo psicológico, nunca poderia estar nas ruas com uma arma... O cachorro estava dormindo no seu canto, o policial acordou ele, e ele assustado, acordou e SÓ rosnou, e o policial cagão sacou a arma atirou no pescoço do cão... O Ronaldo ainda não teve a sorte de ter uma morte rápida, agonizou alguns minutos e morreu nos braços do seu dono. O policial disse que ele matou pq o cachorro poderia ter alguma doença (?????) e que depois a lixeira recolhia ele... Ele ainda teve a pachorra de chamar o gari que passava pra recolher o corpo do cão, uma vizinha o impediu... A policial que acompanhou ainda repreendeu a atitude do seu colega. É esse tipo de policial assassino que mata gente que pega o celular do bolso, e depois fala que pensou ser uma arma. Nós, como cidadãos devemos cobrar a punição dessa pessoa descompensada, ele não merece fazer parte da polícia, não merece ser servidor da população, vamos cobrar! Hoje "foi só" um cachorro de rua, amanhã pode ser seu filho."



Outras fontes dizem que o policial nem saiu da viatura para efetuar os disparos... espero que o caso seja realmente apurado e que o responsável por essa covardia seja punido rigorosamente!




(Clique na imagem para aumentar)



1 comentários:

camilla disse...

que mal trato,animais também fazem parte do mundo. que dó do cachorro eles são iguais a gente mais sã animais e também precisam de carinho como nós.


precisam de amor cuidem dos animais e não maltrate eles e sim cuide bem deles

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP